O Instituto Pensar Energia é um think tank criado para promover o diálogo entre os diversos segmentos do setor energético brasileiro, com foco na segurança energética, na integração energética e na transição energética justa. Nosso objetivo é coordenar e estruturar esforços de empresas, entidades e profissionais em temas transversais que impactam todo o setor de energia. Acreditamos que a integração dos segmentos, a soma de redes de apoio e a cooperação ampliam as possibilidades de sucesso em questões de interesse comum, promovendo um mercado mais livre, transparente e competitivo.


Há uma necessidade clara de atuação coordenada entre as forças políticas do setor e os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, especialmente durante a transição dos segmentos energéticos. O petróleo enfrenta desafios para a reposição das reservas que vão assegurar a produção futura; o gás natural está moldando as regras de um mercado com grande potencial de crescimento; a energia elétrica enfrenta dificuldades para renovar um modelo de governança que completa duas décadas e precisa aperfeiçoar sua capacidade de coordenação; as energias renováveis necessitam de planejamento para manter seu crescimento com confiabilidade e segurança energética; e os biocombustíveis buscam monetizar seus atributos de forma adequada.


O Instituto Pensar Energia oferece um espaço para a coordenação e qualificação do debate de ideias no setor, discutindo objetivamente os impactos econômicos, sociais e ambientais das decisões políticas e regulatórias. A entidade visa fortalecer a dimensão institucional e política do setor de energia, à semelhança do agronegócio. A base da geração de valor do Instituto Pensar Energia reside na combinação do conhecimento técnico e da experiência política dos variados agentes do setor, visando o avanço de temas de interesse comum. A coordenação desse conhecimento pode aperfeiçoar a formulação e a articulação de propostas de políticas públicas, legislações e regulações, a serem apresentadas às autoridades governamentais e parlamentares.


Nosso propósito é estabelecer um ciclo virtuoso de informações entre os setores público e privado, promovendo uma abordagem governamental e regulatória afirmativa e preventiva, capaz de antecipar riscos e oportunidades para o setor de energia. Ao reunir diferentes atores – entidades, empresas, academia, consultores, membros do governo e parlamentares – o Instituto Pensar Energia promove o debate sobre temas que nos unem, permitindo ao setor lutar por suas causas e defender suas propostas.


O Pensar Energia atua como um hub setorial, um ponto de encontro para ideias, interesses e pessoas relacionadas ao setor de energia, onde participantes e parceiros podem construir consensos a partir de sua experiência e conhecimento técnicos, dialogar, manifestar-se, ensinar e opinar sobre diversos temas relacionados ao setor energético. Apoiamos as ações dos demais agentes setoriais, agregando um viés político e de formação de opinião que fortalece a agenda setorial junto às entidades públicas e amplia o alcance das manifestações da indústria energética.


O Instituto Pensar Energia segue altos padrões de compliance, proibindo a menção a informações comercialmente sensíveis, alinhamento estratégico, uniformização de condutas e discriminação de concorrentes. Também oferecemos a possibilidade de denúncias anônimas ao nosso Squad de Compliance.

Equipe Técnica

O Que Fazemos

O Instituto Pensar Energia é um think tank criado para promover o diálogo entre os diversos segmentos do setor energético brasileiro, com foco na segurança energética, na integração energética e na transição energética justa. Atuamos de maneira coordenada para fortalecer a agenda setorial junto às entidades públicas, ampliando a legitimidade e os espaços institucionais.

Para garantir que as políticas públicas promovam a segurança energética, a integração energética e uma transição energética justa, monitoramos e analisamos sistematicamente o processo de formulação de políticas públicas junto aos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Agências Reguladoras e Ministério Público, tanto no âmbito federal quanto estadual/municipal.

Acompanhamos também os movimentos e tendências da sociedade civil organizada, incluindo entidades de classe, sindicatos, ONGs, academia, think tanks, movimentos sociais, imprensa e redes sociais. Isso nos permite identificar e antecipar mudanças que impactem o setor energético, promovendo uma transição energética justa e segura.

Além disso, fornecemos informações e pareceres técnicos para frentes parlamentares do setor de energia, parlamentares, meios de comunicação e assessorias de imprensa, com o objetivo de apoiar a formulação de políticas que garantam a segurança e a integração energética.

Orientamos e apoiamos o engajamento com atores governamentais para a construção conjunta de políticas públicas e proposições legislativas, assegurando que estas promovam a segurança energética, a integração energética e uma transição energética justa.

Asseguramos às entidades, companhias, governos e profissionais do setor informações relevantes e uma visão detalhada do ambiente político e econômico, permitindo o desenho de estratégias efetivas de cooperação e ação institucional.

Fornecemos instrumentos para mobilizar gestores públicos, parlamentares e outros atores em torno de aspectos relevantes para os negócios das companhias, entidades e profissionais do setor de energia, sempre com respeito aos interesses do consumidor e promovendo a integração energética.

Desenvolvemos estratégias de coalizão para conscientizar sobre temas de interesse comum, fortalecendo e ampliando a capacidade de influenciar decisores e formadores de opinião.

Organizamos eventos sobre aspectos econômicos, técnicos e operacionais do setor de energia, com o objetivo de debater ideias e enriquecer o conhecimento da Administração Pública e dos formuladores de políticas públicas sobre o funcionamento do setor.
Estas ações são realizadas com o objetivo de fortalecer a agenda setorial junto às entidades públicas, complementando as ações dos demais agentes do setor e ampliando a legitimidade e os espaços institucionais do Instituto Pensar Energia.